Header Ads

Johnny e June


O verdadeiro Rei do Rock?

Johnny Cash é pouco conhecido no Brasil e talvez isso explique o fracasso do filme nas bilheterias brasileiras. Deduzi isso após alguns comentários depreciativos que vi na internet, sendo que alguns que começavam com ‘Esse tal de Johnny Cash...’. Então, quem é esse tal de Johnny Cash? Um cantor que surgiu na década de 60, e junto com alguns outros, foi um dos responsáveis pelo surgimento do rock nos EUA. Fez companhia a Jerry Lee Lewis, Roy Orbison, e até ao Rei Elvis Presley. Com seu ‘Cowntry Rock’, Johnny, foi o mais controverso dos cantores citados acima. Contrariando a todos, sempre usava preto e compôs algumas músicas com letras ácidas. Sempre com um fundo crítico à sociedade, não é a toa que Johnny tinha uma uma legião de fãs presidiários e gravou um de seus discos de maior sucesso dentro de uma prisão.

‘Aconteceu’, esta é uma das palavras citadas por Johnny em alguns momentos do longa, que pode resumir toda sua vida. A maneira como seu irmão morreu, a maneira como se casou, a maneira como ele conseguiu gravar seu disco, assim como entrou nas drogas e se apaixonou por June; tudo isso em sua vida simplesmente ‘aconteceu’. ‘Como assim?’ você deve estar se perguntando. A verdade é que Johnny nunca lutou para ser uma estrela do rock, montou uma banda gospel (sempre foi religioso), onde nem todos sabiam tocar direito, e em sua primeira oportunidade com um produtor, quase foi rejeitado pela música gospel tocada, mas, graças a algumas músicas que compôs no exército, conseguiu gravar o primeiro disco, ou seja, simplesmente ‘aconteceu’.

A história do filme se segue daí mostrando Johnny e sua banda saindo em turnê com os outros personagens do rock citados acima. E é em sua primeira turnê que ele conhece June Carter, cantora e comediante, a quem Johnny escutava desde sua infância. A química entre os dois é percebida logo de cara, e logo depois surge o elo entre eles, a amizade e a atração. Com a carreira de Johnny decolando, o relacionamento com a esposa Vivi fica cada vez mais desgastado. Percebemos isso ao ver que quando está em casa, as discussões são cada vez mais freqüentes, até a esposa abandoná-lo. Do auge ao fundo do poço, a exemplo das outras estrelas do rock, Johnny se envolve com drogas, bebidas, sexo com as fãs, e sua carreira desce ladeira abaixo. É preso, abandonado pela família e amigos. Somente June se dá conta de que é a única a poder ajudá-lo, e consegue reerguer Johnny. Sexo, Drogas e Rock n’ Roll, assim podemos resumir a carreira de Johnny Cash.
Joaquin Phoenix e Reese Whiterspoon estão brilhantes em suas atuações, merecidamente foram indicados ao oscar nas categorias de ‘Melhor Ator’ e ‘Melhor Atriz’ (não vi os filmes do concorrentes, mas já torço por eles). Além destas, o filme recebeu mais três indicações ao Oscar - ‘Melhor Montagem’, ‘Melhor Figurino’ e ‘Melhor Som’, mas as chances estão mesmo com Joaquin Phoenix, que a exemplo de Jammie Foxx em Ray, consegue interpretar com maestria o personagem.
Assim como Ray, o diretor James Mangold peca ao esconder-se nas atuações dos protagonistas. A relação conturbada entre Johnny e seu pai acaba sendo um estereótipo do gênero (o pai preferia o irmão que morreu...), e a relação entre Johnny e Vivi não é bem retratada nas telas, já que acabamos por culpar Vivi pela separação, sendo que Johnny não era nenhum santo. O diretor ocultou o resto da vida de Johnny, limitando-se a mostrar apenas em legendas, o destino do casal, deixando assim um final demasiadamente feliz, para um cantor que terminou sua vida solitário em 2003. Johnny e June, apesar de mostrar a carreira de um cantor de rock da década de 60, é uma história de amor. Vemos Johnny lutar mais pelo amor de June (desde sua infância). Johnny Cash pode não ter tido tanto sucesso quanto seus companheiros, mas com certeza foi o mais ousado entre eles, e merece que seu trabalho seja reconhecido.


Johnny e June - (Walk The Line 2005)
Dirigido por James Mangold
Elenco: Joaquin Phoenix, Reese Whiterspoon, Ginnifer Goodwin, Robert Patrick, Dallas Roberts, Dan John Miller, Shelby Lynne, Waylor Payne, Ridge Canipe, Lucas Till


Ivo Costa - Ivodcs@gmail.com

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.