Header Ads

Uma Noite de Crime

O cinema não pode ser resumido por uma boa ideia na cabeça e uma câmera na mão. Uma Noite de Crime possui um ótimo conceito, cuja a execução deixa o filme menor do que ele merecia. Imagine viver numa sociedade perfeita, sem criminalidade, sem desemprego e com a economia caminhando a passos largos. Tamanho progresso tem apenas um custo: uma noite por ano, por 12 horas, a sociedade está livre para cometer qualquer tipo de violência. É uma espécie de catarse psíquica para aqueles que se comportam bem durante o ano todo, mas que precisam aliviar o stress matando alguém.

James Sandin (Ethan Hawke) é um funcionário bem sucedido que mora em um condomínio fechado, cuja ocupação é vender dispositivos de segurança para proteger os mais abastados na noite do expurgo (do título original The Purge). Ou seja, ele vende muito o seu produto, afinal, é preciso se proteger nessa noite. Nesse momento o longa já soa inteligente ao tentar discutir o esforço dos ricos em se proteger de uma violência, que quase sempre está associada aos pobres. Aos poucos o roteiro vai dando indícios de entrar numa discussão interessante: o ser humano é ou não um animal essencialmente violento? Uma pena que as expectativas lançadas no primeiro terço do longa não se concretizam em sua conclusão.

Uma Noite de Crime se perde ao ser superficial demais, trocando a ótima discussão sobre a violência por uma séries se sequências de ação/perseguição, por sinal, muito mal executadas. O roteiro não tem a ousadia de Violência Gratuita, e carece de ter, ao menos, uns 40 minutos a mais de duração para explorar alguns assuntos que ficaram soltos na trama. A casa super protegida de Sandin é facilmente invadida, ou seja, por mais que você queira se proteger, se o outro quiser mesmo invadir, ele vai achar um meio. O ser humano é assim, inteligente, astuto e, por vezes, vil. O homem negro que é abrigado pelo filho de Sandin, que deveria ter um papel fundamental na discussão, não é explorado como deveria.

O cinema americano passa por uma crise de roteirização. Boas ideias estão aparecendo, mas roteiros como o de Uma Noite de Crime mereciam, no mínimo, mais um ano de lapidação. Infelizmente, eles tem muita pressa para ganhar dinheiro. O mais incrível é que o filme foi considerado um sucesso de bilheteria nos EUA, tendo em vista o baixo orçamento, e ainda vai ganhar uma sequência. Portanto, se a história for ruim, mas render uma boa grana, o cinema vai continuar assim. Uma pena que não exista uma noite por ano para matarmos esse povo de Hollywood... opa, boa ideia.



Uma Noite de Crime (The Purge - 2013)
Direção: James DeMonaco
http://www.imdb.com/title/tt2184339/

Gilvan Marçal - gilvan@gmail.com
-

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.