Header Ads

Indomável Sonhadora

Diferente das outras artes o cinema nos possibilita em poucos minutos,  nesse caso 93 minutos, ter a mente e alma completamente chacoalhado em função de uma história. Muitas vezes muda nossa visão e opinião sobre algo, afinal, pode nos tocar tão profundamente  que nos permite refletir. A literatura consegue efeito igual e até maior, mas carece de uma dedicação de tempo maior. Mas o cinema entra pela janela da nossa alma, os olhos, e nos convida não só a nos entreter e divertir, mas também a olhar para dentro e discutir sobre quem somos nós, os seres humanos. É por isso que eu vejo filmes. Para tentar entender melhor quem eu sou. Muitos vão dizer que o maravilhoso Indomável Sonhadora é um filme sobre um menininha chamada Hushpuppy, mas na verdade o longa é um tratado existencial sobre a força do ser humano.

Não vou sintetizar uma sinopse, pois creio que o melhor é você leitor assistir o filme sabendo pouco ou quase nada sobre o enredo. Simplesmente vá vê-lo. Primeiro, pois é uma linda e comovente história sobre pessoas que estão por aí, vivendo em situações tristes, mas que ainda assim não só sobrevivem, mas vivem, erguidos e fortes, como nossa raça humana se impôs nesse planeta a milhares de anos atrás. Segundo motivo, a atuação surreal dos dois protagonistas, a menininha com o cabelo sarará Hushpuppy (Quvenzhané Wallis), não se assuste se ela for indicada a prêmios, e o pai da garota (Dwight Henry), que mostrar muito vigor e firmeza nas cenas.

Vale ressaltar que Indomável Sonhadora é o primeiro longa-metragem do diretor Benh Zeitlin, que também assina o roteiro, e merece ser acompanhado de perto em seus próximos projetos. O roteiro é muito feliz ao usar a figura do Bisão, que é de uma sutileza poética que anda em falta no cinema atual. É algo tão sublime que lembrou-me A Árvore da Vida, contudo, o longa de Zeitlin é mais contundente, algo que certo momento Hushpuppy diz querer para si mesma. Muitos espectadores podem ter dificuldade de decodificar a mensagem deixada em A Árvore da Vida, mas em Indomável Sonhadora o espectador é arrebatado e, poucos, não vão compreender o que o filme deseja.

Após os 93 minutos de uma avalanche de emoções, com os olhos ainda marejados o espectador vai se olhar no espelho e dizer: "Eu sou forte, Eu sou o campeão". Se Hushpuppy consegue, por que você não conseguiria?



Indomável Sonhadora (2012 - Beasts of the Southern Wild)
Direção: Benh Zeitlin
http://www.imdb.com/title/tt2125435/

Gilvan Marçal - gilvan@gmail.com
-

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.