Header Ads

Medo

ON-DVD - Chega às locadoras do Brasil um dos expoentes da explosão do horror asiático - Medo (Tale of Two Sisters). O longa discorre sobre duas irmãs que, após passarem um tempo em um internato, voltam para casa do pai e da cruel madrasta. Além dos maus-tratos da madrasta, algo na casa persegue as duas garotas.

Medo é um filme atípico do gênero de terror. Eu o classificaria como um drama, embora haja sustos desconcertantes, assim, podemos classificá-lo como thriller psicológico. Através do drama familiar, o diretor Ji-woon Kim envolve o espectador em uma trama angustiante e de um suspense estonteante, sobretudo no primeiro ato do longa. Elegante, o filme apresenta uma bela fotografia, de Mo-gae Lee, que vez por outra permeia tons de vermelho. A trilha sonora traduz, do começo ao fim, o clima de desespero e angústia que só entendemos na resolução da trama.

O primeiro ato do filme é impecável. O segundo ato segue no mesmo ritmo crescente até a grande revelação. “Bummmm”, estamos boquiabertos. Infelizmente, o roteiro tropeça um pouco ao trabalhar com os dados da revelação. O resultado é bom, mas aquém do espetáculo proporcionado nos atos anteriores.

[O texto crítico abaixo cita dados da trama.
Desaconselhável para quem ainda não viu o filme]

No final, algumas informações ficam subentendidas e pouco claras. Não entendi muito bem as razões da morte da mãe. Ela sabia ou se sentia traída? Gosto de aberturas que façam o espectador pensar, mas neste caso, fiquei incomodado. O que compromete o filme é a disparidade do magnífico ritmo do começo em contrapartida ao final. Perceba que o início é tão bom e eloqüente que esquecemos completamente da cena da abertura, em que apenas uma das irmãs é atendida por um médico. Se parássemos para refletir, logo anteciparíamos a revelação. E o filme não nos dá esse tempo?

Medo é um filme interessante, obra obrigatória para quem aprecia o gênero de terror, por suas abordagem diferenciada. Não espere um festival de sustos bestas, pois o resultado fundamental dele é: que motivações fariam um espírito assombrar e matar alguém.


Medo (Tale of Two Sisters - 2003)
Direção: Ji-woon Kim
Elenco: Kap-su Kim, Jung-ah Yum, Su-jeong Lim, Geun-yeong Mun, DSeung-bi Lee.

Gilvan Marçal - gilvan@gmail.com
Tecnologia do Blogger.