Header Ads

Upside Down

Uma das minhas severas críticas ao atual cenário do cinema mundial é a escassez de boas idéias. Não necessariamente uma boa ideia pode render uma excelente história, mas convenhamos, não custa nada tentar. Upside Down é um desses casos, de uma maravilhosa ideia que culmina em uma história, que apesar dos escorregões, nos entrega um bom filme. O dilema é que o cinemão comercial de Hollywood não investe em boas idéias, mas em filmes que sejam rentáveis. Volta-se a discussão: é arte ou é negócio? Eu acho que sempre foram os dois.

O diretor e roteirista do longa, Juan Solanas, conseguiu a proeza de escrever uma versão  ficção científica de Romeu e Julieta. Não é piada, eu juro. Adam (Jim Sturgess) mora em um mundo que fica oposto ao de Eden (Kirsten Dunst). Essa oposição não é apenas cultural e política, mas também física. Quando Adam olha pra cima ele não vê o céu, ele enxerga o planeta de Eden. Do cume de duas montanhas, cada qual em seu planeta, eles conseguem se aproximar, contudo, de cabeça para baixo. Esse enredo estranho aguça a curiosidade do espectador, que deslumbrado com o visual criado digitalmente, vai tentando descobrir uma maneira para que o casal fique junto. Há uma cena estupenda em que Adam, que consegue uma maneira para entrar no mundo de Eden, precisa fugir e voltar urgentemente para o seu planeta. Ele se joga no mar e começa a nadar até que, em determinado ponto, ele sai flutuando e cai no mar do seu planeta. É uma ideia fabulosa e que deixa muitos boquiabertos.

Falta a Upside Down um esmero maior no roteiro, construindo um final à altura que ele merecia. A parte científica da trama é cheia de atropelos e confunde mais do que ajuda a esclarecer os métodos de Adam para chegar a sua amada. No fim, o balanço do filme é bastante positivo e a proposta estética se sobressai. O cinema não vive e nem deve viver só de obras primas, mas é imponderável, que ele proponha novidades e aguce o nosso olhar. Upside Down será lembrado por muito anos, ao menos naquelas prosas de butiquim:  como é o nome daquele filme mesmo, que o cara e a menina moram em planetas diferentes e eles ficam de cabeça pra baixo... é um filme bacana toda vida....



Upside Down (2012)
Direção: Juan Solanas
http://www.imdb.com/title/tt1374992/

Gilvan Marçal - gilvan@gmail.com
-

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.