Header Ads

Argo

Holywood sempre foi ávida por filmes políticos, sobretudo àqueles que mostram a competência dos americanos em relação a suas entidades policiais e de inteligência. Todo mundo sabe o que é a CIA, o FBI a SWAT. Eles sabem vender, como ninguém o próprio peixe. Argo é só mais um caso, curioso, da história americana que chega as telonas.

Com a ascensão do aiatolá Khomeini, um clima hostil toma conta do Irã no fim da década de 1970 e culmina em um ataque a embaixada americana. Seis diplomatas conseguem fugir da embaixada antes da invasão, mas não conseguem fugir do país. A CIA tem um dilema: como retirar esses americanos sem que os iranianos notem? Simples, basta enganá-los. Ninguém é tão bom com a mentira do que Hollywood. O agente Tony Mendez (Ben Affleck) tem a brilhante idéia - fingir ser um produtor de cinema de ficção científica procurando locações no Irã com sua equipe, que será composta dos diplomatas em fuga.

O longa dirigido por Affleck é bem conduzido e tem uma dose saborosa de suspense. O que espanta é a crítica especializada querer transformar um bom filme, com uma história curiosa, em uma obra de arte para levar todas as premiações. Argo é um filme eficiente e bem dirigido, mas longe de ter um impacto emocional e avassalador nos espectadores. Ele é mais um passo firme da carreira de diretor de Affleck, mas ainda não é a hora de premiá-lo ou aclamá-lo. Particularmente, ainda prefiro seu primeiro longa, Medo da Verdade. Argo tem que ser visto e apreciado, agora, ainda está longe de ter a força e a importância de cinematográfica e histórica de Todos os Homens do Presidente. Com calma Affleck chega lá.



Argo(2012)
Direção: Ben Affleck
http://www.imdb.com/title/tt1024648/

Gilvan Marçal - gilvan@gmail.com
-

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.