Header Ads

Vencedores do Oscar

Melhor Filme - Os Infiltrados

Natural, já que Scorsese levará a estatueta de diretor. Infelizmente, a Academia comete o mesmo erro do ano passado dando o prêmio ao filme errado. Os Infiltrados não é um filme ruim, mas é facilmente esquecível. Será conhecido somente como o filme que deu o Oscar a Scorsese.

Melhor Direção - Martin Scorsese - Os Infiltrados

Enfim, Martin Scorsese levou o Oscar. Controvérsias sobre o merecimento à parte, Scorsese é sem dúvida um dos poucos gênios do cinema em plena atividade. O prêmio coroa uma carreira espetacular, de altos e baixos, mas que primou pelo bom senso e a apurada estética. Fica agora a questão – Ele já não persegue mais o Oscar, e agora? O que esperar deste senhor de sobrancelhas espessas e seus inconfundíveis óculos de armação preta?

Melhor Ator - Forest Whitaker - O Último Rei da Escócia

Whitaker realiza um trabalho pungente e merece a estatueta. Interessante perceber que o tema África tem rendido a atores, sobretudo os negros, grandes atuações e indicações ao Oscar. Don Cheadle e $$$$ em Hotel Ruanda, Rachel Wise em O Jardineiro Fiel (levou a estatueta) e Djimon Hounsou em Diamante de Sangue. Portanto, há de vir mais filmes sobre a África.

Melhor Ator Coadjuvante - Alan Arkin - Pequena Miss Sunshine

A deliciosa surpresa da noite. Arkin é ator experiente e carismático. Sua atuação é tímida, mas de uma força fundamental para o conceito da narrativa de Pequena Miss Sunshine. Só a cena em que ele consola o filho, por não ter conseguido realizar o objetivo de editar um livro, já vale a estatueta. Ainda há luz nos membros da Academia.

Melhor Atriz - Helen Mirren - A Rainha

A elegante Helen Mirren mereceu. O que me estranha é perceber como uma atriz dessa categoria não está com freqüência em outras produções. Você já viu algum outro filme de Helen Mirren? Que eu lembre, não? Tem algo errado, não?

Melhor Atriz Coadjuvante - Jennifer Hudson - Dreamgirls - Em Busca de um Sonho

Jennifer Hudson é uma das poucas coisas quem salvam o tedioso Dreamgirls. Entretanto, a ex-aspirante a cantora, que até participou do American Idol, teve sua atuação beneficiada pela facilidade que tem com o canto. Quero ver agora, com uma estatueta debaixo do braço, se vai escolher adequadamente os projetos e conferi-los o mesmo nível de atuação.

Melhor Roteiro Original - Pequena Miss Sunshine

Um prêmio merecido, pois o discurso, aliado as grandes atuações, são a chave do sucesso deste filme. Todo aspirante a roteirista que se preze terá que ter o DVD de Pequena Miss Sunshine em sua coleção.

Melhor Roteiro Adaptado - Os Infiltrados

Como nem tudo são flores, esta categoria foi o ultraje da noite. Eu já havia previsto isto no post abaixo. Todas as fragilidades do filme recaem sobre o roteiro. Não fosse a mão habilidosa de Scorsese e as boas atuações do elenco, facilmente este filme cairia no ostracismo. Em relação ao original chinês, o roteiro do remake esticou alguns pontos da trama, às vezes desnecessários, e cortou a essência oriental da mensagem, o que na verdade faz do original um exemplar notório de thriller policial. Resta saber se o roteirista vai mandar metade da estatueta para os roteiristas do original?

Melhor Filme de Animação - Happy Feet: O Pingüim

Felizmente deu Happy Feet. Agora a competição vai ficar azeda no ramo de animação. Ótimo. Serão mais e melhores filmes na telona.

Melhor Direção de Arte - O Labirinto do Fauno

Uma grata surpresa. O trabalho artístico que envolve o filme é formidável.

Melhor Fotografia - O Labirinto do Fauno

Uma triste surpresa. A fotografia de O Labirinto do Fauno é bem realizada e até usa com primor a “noite americana”, mas quem deveria ter levado era Filhos da Esperança.

Melhor Figurino - Maria Antonieta

Não vi Maria Antonieta ainda, mas tudo indica que deve ser um bom trabalho de figurino. A vencedora do prêmio é uma parceira antiga dos filmes de Coppola (pai). Por aí já se percebe o nível da senhora em questão.

Melhor Montagem - Os Infiltrados

Particulamente, não vejo nada de espetacular nesta montagem. É uma estória bem simples de ser contada, sem maiores complexidades, em que a montagem não influi diretamente para a construção da narrativa. Há de convir que o ritmo do filme é muito bom, apesar de soar moroso para algumas pessoas. É o ritmo Scorsese, fruto de uma antiga parceria com a mesma montadora. Não creio que seja só por isso o prêmio. Talvez seja para celebrar o trabalho de ambos durantes todos estes anos.

Melhor Maquiagem - O Labirinto do Fauno

Maquiagem lindíssima. Prêmio justo.

Melhor Trilha Sonora Original - Babel

A trilha de Babel é o que suaviza a relação árida, e um tanto confusa, entre as estórias.

Melhor Canção Original - Uma Verdade Inconveniente

Rachei de rir. O musical Dreamgirls, que concorreu com três músicas, ainda conseguiu perder nesta categoria. Pior, a música vencedora é horrível. Imagine então o nível do filme Dreamgirls? Durante a apresentação das três canções de Dreamgirls fui obrigado a mudar de canal, fato da gritaria [afinada] realizada pelos cantores. Eles têm certeza que isso é música? Mas o melhor foi o agradecimento da vencedora à sua esposa, assumindo o lesbianismo em cadeia mundial.

Melhor Edição de Som - Cartas de Iwo Jima

Som de guerra é sempre bem realizado em Hollywood.

Melhor Som - Dreamgirls - Em Busca de um Sonho

Alguém me explica esse? Realmente, deve ter sido um trabalhão coletar e tratar aquele gente toda cantando.

Melhores Efeitos Visuais - Piratas do Caribe: O Baú da Morte

Os efeitos são impecáveis e não soam gratuitos durante o filme.

Melhor Filme Estrangeiro - As Vidas dos Outros

Foi uma surpresa, pois O Labirinto do Fauno vinha arrebatando todos os prêmios e esperava-se que levasse aqui também. É importante salientar que nesta categoria só votam os membros da academia que viram a todos os filmes indicados, portanto, o nível crítico dos votantes é bem diferente que a média geral da Academia, que se simpatizou com o filme de Guilhermo Del Toro. Agora é torcer para que o filme alemão chegue no Brasil.

Melhor Documentário - Uma Verdade Incoveniente

Foi a noite de Al Gore. A Academia está tão sensibilizada com a questão ambiental, que não se assuste se Al Gore se candidatar a cadeira mais importante do planeta. Ele diz que não quer mais, mas depois deste relatório do IPCC sobre o aquecimento global, sei não.

Melhor Documentário – Curta-Metragem - The Blood of Yingzhou District

Melhor Curta de Animação - The Danish Poet

Melhor Curta-Metragem - West Bank Story

3 comentários:

  1. Olá!!
    Gosto muito de ler seus comentários e é um estímulo a mais para que eu veja alguns filmes. Sobre o Oscar, fico triste por sempre haver uma 'cascata', uma
    'homenagem', ou sei lá como chamam. Afinal alguns filmes ficam desmerecidos por causa da academia que sempre quer se redimir com outros profissionais.
    Fora isso, destaco Forest Whitaker, q há muito tem se mostrado um ator de respeito.
    Tenho um blog sobre Geografia (comecei a pouco tempo) e lá tenho a intenção de sempre indicar alguns filmes para meus alunos, nem sempre relacionados com a máteria em si, mas quero dar a atenção para a diversão e o prazer que o cinema nos propõem.
    Perdi o Filme "Labirinto do fauno" e gostaria muitíssimo de vê-lo. Ele já chegou as locadoras? Tem uma outra forma de assisti-lo?
    Gostaria que vc me instruísse.
    Agradeço e envio-lhe o endereço do meu blog para q vc possa visitá-lo.

    http://laboratoriodegeografia.blogspot.com/
    Cris Penha

    Nota: creio que vc conhece minha irmã, Alda.

    ResponderExcluir
  2. Olá, minha professora Cristina indicou seu blog e gostei muito dos seus comentários. adoro cinema e sempre estarei por aki!!

    ResponderExcluir
  3. Grande Grande

    Quem bom que gostou. Este ano o blog será bem melhor. Estou com mais tempo e vendo muito filmes. Vou indicar filmes e série aqui.

    Valeu

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.