Header Ads

Abismo do Medo

Tenso, claustrofóbico e violento

O cinema europeu passa por uma retomada nos filmes de horror. Vários estão fazendo um tremendo sucesso lá fora como, por exemplo, o francês Haute Tension e o inglês The Descent, este sobre o qual vou falar agora. O diretor Neil Marshall, que já havia nos presenteado com o excelente Cães de Caça (um original filme sobre lobisomens), mostra, nesta produção, mais maturidade para desenvolver uma obra tensa e, novamente, original.

O filme narra a história de um grupo de amigas, acostumadas a praticar esportes radicais que, após um acidente envolvendo a família de uma delas, se separa. Um tempo depois, elas se reencontram para explorar uma caverna. Durante a exploração, elas se perdem, e além de enfrentar os desafios que o local proporciona, percebem que não estão mais sozinhas. Assim tem início a uma angustiante e claustrofóbica luta pela sobrevivência, que mistura o medo de estarem sozinhas e isoladas, com uma luta psicológica, na qual as personagens têm de enfrentar seus próprios demônios e descobrir que na luta pela vida é cada um por si.

O elenco é praticamente todo feminino. O único homem que aparece passa desapercebido pelos 5 minutos inicias do filme. Não me lembro de ter visto outro filme no qual apenas mulheres protagonizam. Pode soar um pouco feminista para alguns e machista para outros, mas se o diretor quis criar alguma polêmica relativa a este ponto, esta se perdeu no ar. O que marca o filme é o clima de tensão. A fotografia utilizada no filme é quase um blackout de tão escura. Apenas as luzes de lanterna, isqueiros e sinalizadores iluminam o local, o que só contribui para o sentimento de claustrofobia que o filme proporciona. Os sustos aqui funcionam, são angustiantes e não engraçados como em outras produções. Eles revelam os segredos desagradáveis, sejam eles no momento que encontram morcegos, ou quando se deparam com..., melhor não comentar. O diretor sabe dosar a violência - ela está ali presente, mas no momento certo, intercalado com o eficiente clima de suspense. O elenco é ótimo e conquista a empatia do espectador, o diretor desenvolve bem as personagens. Assim, ao vê-las na situação em que se envolvem durante o filme, acabamos sofrendo junto com elas.

Há muito tempo eu não via um filme que intercalava tão bem a violência e o suspense - é tenso, claustrofóbico e violento. Hollywood deve aprender com outros continentes como realizar cinema de horror - gênero de filme não apenas para adolescentes, mas também para adultos.


The Descent (2005)
Dirigido por Neil Marshall
Elenco: Shauna Macdonal, Natalie Mendoza, Alex Reid, Saskia Mulder, MyAnna Buring, Nora-Jane Noone


Ivo Costa - Ivodcs@gmail.com

2 comentários:

  1. O filme é sensacional, se não é o mehor filme de horror que chega as telas desde a versão americana de O Chamado.
    Sente falta Ivo de você comentar o estranho, mas interessante, final ambíguo . Aquilo se passou na cabeça dela ou foi a visão que a motivou sair daquele lugar ?
    Eu adorei, vc cria o final.

    ResponderExcluir
  2. O final realmente é um dos destaques do filme, preferi não comentar, para deixar que o expectador tire suas conclusões...

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.