Header Ads

As Aventuras de Pi

Em As Aventuras de Pi, Ang Lee usa seu vasto talento para explorar a origem da força dos seres humanos, sua ligação com o Divino (ou o inexplicável) e como nós apreciamos uma boa história. A surreal história de Pi Patel e o tigre de bengala se fosse apenas contada oralmente, como o filme inteligente explora, já seria satisfatória para mim. Mas Ang Lee (O Tigre e o Dragão) não se contenta em apenas nos apresentar essa extraordinária narrativa, mas a serve permeada de um banquete visual de exuberantes cenas.

Baseado no livro A Vida de Pi, do autor Yann Martel, a obra já foi acusada de plagiar um livro brasileiro, Max e os Felinos, de Moacyr Scliar, cujo enredo possui muito similaridade. Martel diz que a obra de Scliar foi a grande inspiração para o seu livro... "tá bom, sei!!!" Deixemos o debate literário de lado e vamos para o filme de Ang Lee.

As Aventuras de Pi começa discutindo, corajosamente, a importância da fé e o papel das religiões. Achei a abordagem curiosa e instigante. Creio que mesmo os agnósticos e ateus vão achar interessante a abordagem geral do longa sobre o tema, em que o que menos importa é o nome que se dá a divindade, se é Deus, Jesus, Alá, Krishna, Budá, entre outros, mas a necessidade do homem em tentar concretizar aquilo que pra nós ainda é inexplicável. A pergunta é: que força é essa que manteve Pi vivo durante essa jornada? Nesse ponto o filme torna-se deliciosamente filosófico e se mostra ousado, adulto e um entretenimento inteligente.

Mas se você não curte filosofia e não quer debater existencialismo, Ang Lee faz questão de o deixar ocupado com admiráveis sequências de ação, outras com leve teor cômico e cenas belíssimas que hipnotizam  o espectador. Lee sabe que faz cinema para diferentes perfis de público e procura fazer com que a experiência cinematográfica seja satisfatória para todos. Como friso sempre aqui no blog, o diretor tem que trabalha a serviço da história e não apenas para atender seus caprichos artísticos ou estéticos. Ang Lee sabe que o foco é contar bem a trama, mas não esquece de embrulhar em um lindo papel de presente. Note a beleza do tigre de bengala, sua forma e suas reações. E pensar que aquele bicho é fruto de um computador. É um extraordinário trabalho de efeitos especiais.

Ao fim As Aventuras de Pi o espectador constata que não é preciso ficar à deriva no mar com um tigre de bengala para entender a força da vida, a importância de vivermos juntos, seja eu escrevendo e você lendo. Há algo inexplicável que nos une, nos mantém seguindo, sem saber ao certo onde esse caminho vai acabar, se é que vai acabar um dia. Para Pi, foi preciso navegar com um grande felino para entender a dádiva que é a vida. Quem sabe para você cinéfilo baste assistir As Aventuras de Pi. Experimente.



As Aventuras de Pi (Life of Pi - 2012)
Direção: Ang Lee
http://www.imdb.com/title/tt0454876/

Gilvan Marçal - gilvan@gmail.com 
-

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.