Header Ads

O Grande Gatsby

Baz Luhrmann tem uma assinatura peculiar em seus filmes, tal qual Pedro Almodóvar. Já nos primeiros minutos de O Grande Gatsby não há como errar, esse é um filme de Baz Luhrman. Essa assinatura pode ser positiva em alguns aspectos, mas também pode soar um tanto repetitivo. Em O Grande Gatsby, Luhrmann consegue um resultado eficiente nessa "enésima" adaptação cinematográfica do clássico de F. Scott Fitzgerald. Superior ao fisco anterior, Austrália, mas aquém de sua obra prima, Moulin Rouge.

O grande trunfo do filme fica, como é habitual nas obras de Luhrmann, com o designer de produção e o figurino, que renderam-lhe dois Oscars. É de encher os olhos. Alguns cinéfilos podem não gostar desse contraponto entre a estética requintada e o ritmo quase alucinante da narrativa. Essa maluquice proposta em Romeu + Julieta ainda funciona bem e dá um frescor para contar estórias antigas com um ar de modernidade.

Contudo, quem carrega o filme nas costas são os dois protagonistas, os talentosos Tobey Maguire e Leonardo DiCaprio. Os anos dedicados a franquia Homem Aranha nos privou de ver o excelente Maguire em outros tipos de filmes. Ufa, ainda bem que acabou. Agora, DiCaprio mostra a cada nova produção o gigantesco ator que ele vem se tornando.

O Grande Gatsby é uma triste e falha estória de amor, que no fundo, nunca aconteceu. Todo o esforço de Gatsby não valeu de nada. Embora rico e organizado, ele não tinha estrutura psíquica para um simples reencontro com sua amada. Mais tarde, confuso e prepotente, quis impor sua forma de amar e colheu dúvidas. Já Daisy (Carey Mulligan) é uma mulher fraca e insegura, que mesmo diante do seu grande amor, não sabe o que quer da vida. O clássico de F. Scott Fitzgerald não tem nada de romântico e expõe com sutileza a falência moral de sua época e como isso afeta as relações humanas. Amor, ciúme, cobiça, ira e algumas pitadas de inveja. Acho que Fitzgerald estava sendo irônico ao chamar Gatsby de grande. Lurmann parece ter percebido o mesmo, vide a cena final do longa.

A sacada de música moderna, sobretudo Rap, na Nova York da década de 1920 funciona como uma luva.



O Grande Gatsby (2013)
Direção: Baz Luhrmann
http://www.imdb.com/title/tt1343092/

Gilvan Marçal - gilvan@gmail.com
-

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.