Header Ads

Black Mirror - 1ª e 2ª Temporada

Black Mirror é uma porrada, um tabefe, um chute lá. Uma antologia crônica que discute o homem e seu uso (mau uso) da tecnologia e como ela pode trazer drásticas consequências.


S01E01 - The National Anthem - Vou evitar os spoilers, pois o importante é dizer que o porco passa bem. O primeiro episódio de Black Mirror já chuta a porta e esfrega na "fuça" do espectador qual é a sua proposta. A crítica da mini-série não é ao mau uso da tecnologia, mas sim como nossas mazelas e falhas de caráter podem ser potencializadas com os adventos tecnológicos.

O governo já não tem controle sobre a internet, afinal, postou no You Tube, já era. E ainda que o governo tente manipular a imprensa, com regras de censura, o episódio deixa claro, para os mais leigos, que não há mais fronteiras territoriais, sobretudo com internet e a mídia globalizada. Se a TV inglesa não pode exibir um vídeo por conta de censura, isso não impede que a TV Al Jazeera divulgue. Ainda há um detalhe no brilhante roteiro que mostra como o governo barganha com a mídia: eu te ajudei antes (leia-se dinheiro com publicidade), agora você me ajuda.

O celular (um dos Black Mirrors - espelhos negros) é utilizado para fazer nude, filmar, ou mesmo para ignorar a esposa em uma importante ligação. Ele é uma ferramenta imprescindível na nossa vida moderna, mas que se mal utilizada, gera problemas quase irreversíveis. A TV, outro Black Mirror, é o ponto principal dessa jocosa e irônica história que dá aos porcos (leia-se o espectador voraz por qualquer tipo de lavagem colocada na TV) aquilo que eles desejam. Quem é pior: quem pratica sexo com porcos ou quem consome esse tipo de pornografia? Surreal e sensacional.
S01E01 - The National Anthem - 



S02E01 - Be Right Back - E se você pudesse trazer uma pessoa morta de volta, mas digitalmente? Escutar sua voz pelo celular ou mesmo um androide com todas as características físicas e de personalidade? Nesse episódio BM brinca com algo sério e consegue um resultado menor que seus irmãos anteriores, porém não menos interessante. Ainda que a máquina não tenha uma fidelidade de 100% do original, o quase já basta para quem sente a falta de alguém que se foi. Aos menos, no sexo o digital ficou melhor. Linda é a cena final e as perguntas quem vêm à cabeça: por que ela não se livra dele então? Será que ela consegue? Ou melhor, será que conseguimos nos livrar das nossas muletas digitais?

S02E01 - Be Right Back - 



S02E02 - White Bear - A vida é um espetáculo. E se é show, opa vamos tirar um selfie? Deixa eu gravar um video para postar na minha redes sociais. Vivemos a era da espetacularização em que o banal é elevado à enésima potencia e o que que deveria ser sério é tratado como banal. Aqui em White Bear a série promove uma ótima discussão ao transforma a justiça em um parque temático cuja pena do réu e repetir seu sofrimento e ainda render uma boa grana, afinal, ir á Disney não é barato. O mais gostoso de tudo é que nós espectadores somos como os visitantes com seus celulares à mão assistindo tudo aquilo com frieza e aguardando um final feliz para o drama da garota. Adoramos ser enganados e não damos à mínima se é real o ficção, queremos é viver o espetáculo. 



S02E02 - White Bear - 




Black Mirror (2011)
Criador:Charlie Brooker
http://www.imdb.com/title/tt2085059/

  Gilvan Marçal - gilvan@gmail.com
-

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.