Header Ads

Prison Break - 4x21 e 4x22 (Final da Série)

Prison Break apresentou um final digno ao fãs que desde de 2005 acompanham está série permeada de reviravoltas, conspirações e a genialidade de Michael Scolfield. Natural que os dois últimos episódios fossem uma síntese de toda a série, e o foi. Não consigo me lembrar de tantas reviravoltas em tão poucos episódios como ocorreu nestes dois que fecharam a série. Ação, drama e o coração na mão por quase duas horas, e enfim, a saga de Scofield e Burrows chegou ao final.

A volta de alguns personagens soou como um agradecimento da série aos atores e mesmo um alívio para os fãs destes. Ver Sucre no final me deixou feliz, como me instigou o retorno Kellerman. No entanto o que mais me tocou, não foi o trágico e sensato final, mas a frieza de Michael ao apertar o gatilho contra a própria mãe. (In)Felizmente, ou não, a arma falhou. Nosso herói passou por muita coisa nestes quatro anos para salvar o irmão, e ainda assim, a mãe dele atirou em todo este esforço. Portanto, Michael também atirou. Achei tocante e forte essa cena.

Sou um grande fã do trabalho realizado por Robert Knepper, que interpreta T-Bag, que no último episódio deu seu showzinho particular numa das mais repugnantes cenas de toda a série. O nojo que esse estupendo ator nos provoca é algo sensacional. Todos nós fãs da séries torcemos para que T-Bag fosse morto, e se possível, com toques de crueldade. Ao fim da jornada ele acaba voltando ao início, sendo o gigolô do bolsinho. Morrer é fácil, viver e retornar ao começo em Fox River deve ter sido muito doloroso. Ele mereceu.

Chega-se ao fim, todos estão bem e livres. No entanto, Scolfield falece anos depois em função da doença que afetava o cérebro. As rimas visuais com o filho de Michael, que leva o mesmo nome, ao mostrá-lo tatuando o braço, já nos prepara para as lágrimas. E elas vem. Mais do que a genialidade dele, perdemos um ser humano inigualável, que abdicou da segurança do seu mundo, por amor ao irmão. E nem irmão sanguíneo Burrows era na verdade, o que eleva a dor desta perda a um patamar ainda mais alto. Minha esposa, companheira constante de cada episódio desta série, se afundou em lágrimas. Eu tentei me conter, mas não foi possível. Não chorei só a morte de Scolfield, chorei o fim de Prison Break. Sentirei saudades. Mas como na morte, a saudade é coisa boa. É uma referência eterna que temos daquele que se foi. Fica estabelecido em mim, e nos demais fãs de Prison Break o alto nível para este estilo de narrativa com intrigas conspiratórias e fugas mirabolantes. Um fim digno de para uma série fabulosa.

Um parênteses precisa ser aberto no que tange a coragem deste final, com a morte do herói. Na narrativa do cinema, matar o herói é praticamente uma estupidez. Há exceções como em X-Men, só espero que isso se mantenha nos próximos filmes da saga. Já as séries de TV, que andam roubando a audiência dos cinemas, andam revolucionando a narrativa ao aprofundar em temas que antes eram ditos como equivocados. Antes, bandido era bandido até o fim. Agora, o mal pode se tornar bem, como foi na redenção e o fim de Belick. A séries de TV estão experimentando e quebrando convenções narrativas. Em Prison Break, a dor da perda do herói acaba transformando a personagem em uma espécie de mito. A genialidade de Michael salvou a todos, mas não conseguiu evitar que a doença o levasse. Isso traz a imagem do herói para um mundo mais palpável, pois se convive com isso a todo dia, com pessoas boas que se vão tão cedo sem a gente entender direito. É esta sensibilidade que as séries de TV andam esbanjando, e o cinema carece. Analisando a morte de Scolfield pelo ponto de vista da propriedade intelectual dos criadores da série, matar o herói evita que futuramente algum produtor ganancioso ressuscite-o para uma nova empreitada caça-níquel. Uma série corajosa como essa, tinha que acabar com algo realmente diferenciado.

Agora resta esperar o DVD The Final Break, que será lançado em julho, com dois novos episódios que vão explorar mais a fundo alguns dos eventos antes da morte de Scolfield.



Prison Break(2009 - Season 4)

Gilvan Marçal - gilvan@gmail.com

8 comentários:

  1. Gostei. Você trouxe elementos bem humanizados diante do estudo da obra. Concordo, foi um final que quebrou (it broke) com narrativas viciadas na TV/Cinema. Resta esperar pelo que se segue e encontrar outra série que dê sequência com a mesma linha de qualidade. AgniZ

    ResponderExcluir
  2. o seu texto nos comove tanto como as ultimas senas do seriado.
    parabens!

    ResponderExcluir
  3. The final break (a primeira parte) já está em pré venda em alguns sites nos EUA e já foi exibido em Israel e na Inglaterra. Para os fãs mais aficcionados, já está disponível para download na internet.

    Quanto ao final da série que acompanho fervorosamente desde o início, confesso que a morte de Michael me decepcionou um pouco, queria muito vê-lo feliz, mas foi um final condizente com a série e principalmente com o personagem.

    ResponderExcluir
  4. Prison Break é a série mais genial de todas sem dúvida nenhuma.

    Os caras conseguiram se superr com essa 4 temporada. resgataram toda tensão, inteligência e adrenalina das 2 primeiras temporadas. QUando eu vi o dilema do Michael nos dois último espisódios e como resolveu tudo parece que é preciso ter umas 100 pessoas para excrever um roteiro tão rico e complexo. Os caras são geniais.

    Muito fodástica essa série. Estou órfão. Se surgir uma nova série nesse nível por favor me avisem.

    De luto, fabiano

    ResponderExcluir
  5. Parabénsssss pelas suas considerações. Perfeitas!!!!

    ResponderExcluir
  6. Aiii eu adoreiiii tanto prison breek...mas q pena q acabou pois fiquei muito triste com a morte de Scolfilde...Mas em conpensação ele deixou aquele filhinho lindo dos olhos azuis igual ele e saiu ruivinho igual a mãe q tb éh muito linda bm q poderia ter outras temporadas pq essa foi tão genial q deveria continuar só q como principal o filho do Scolfild...
    Fiquei decepcionada com amorte dele + fiquei feliz pq ele conseguiu tdu o q quis a temporada inteira sauvar seu irmão q no final se descobriu
    q naum era sanguineo + valeu a pena foi td muito ótimo...
    Adoraria conhecer o personagem de Scofild pessoalmente
    só q éh só um desejo néhh...
    pq jamais acontecerá issooo
    só tenho 13 anos e me apaixonei pelo personagem dele pq convenhamos além de lindo inteligente como nenhum amoooo muito td pretendo assisti td de novo só para poder ver personagem de Scofild
    31 de julho de 2009...
    Joyce sumaré SP...

    ResponderExcluir
  7. Tdo q vc menciona em seu texto é fenomemal... Realmente a mais pura verdade de um seriado tão fantático como foi Priso Break.
    Estou assistindo pela segunda vez rs vale a pena!!!

    ResponderExcluir
  8. Adorei seu texto ..terminei de assisti o prison só agora depois de tanto tempo ....O final e michael foi triste e ao mesmo tempo bom ..triste por ele ter morrido e não ter conhecido seu filho e ter vivido feliz com quem ele amava e bom pois ele salvou a vida de seu irmão,amigos e sua amada Sara e seu filho....Amei esse Seriado
    Adorei todos os elenco ate do Nojento T-bag hahah Vai da Saudades

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.