Header Ads

Alta Tensão

ON-DVDAlta Tensão é um pretensioso filme de horror francês que fez um barulho danado na internet. Quem pode conferi-lo antes de ser lançado em DVD no Brasil fez elogiadas resenhas, entre eles, Bernado Krivochen, da Zeta Filmes. Krivonchen é um dos geniais malucos da internet que propagam informações sobre excelentes filmes, ainda inéditos no Brasil. Ele é uma espécie de radar – sempre descobre algo interessante. Através dele conheci obras como Old Boy, Memórias de um Assassinato e Caché. Portanto, através de uma resenha dele, esforcei-me para conseguir assistir Alta Tensão.

A palavra esforço talvez seja a que melhor define o processo de (tentar) assistir ao filme. O início é bem realizado e cria um clima interessantemente tenso. Apesar das mortes soarem um pouco artificiais, fato da escassez de recursos para a maquiagem e efeitos, o longa sai-se bem e assusta. Honestamente, a burrice da protagonista, Marie (Cécile De France), ao escapar do seu algoz é algo memorável. Alta Tensão é um filme de horror que tinha tudo para dar certo, mas escorrega na pretensão dos realizadores.

[O texto crítico abaixo cita dados da trama.
Desaconselhável para quem ainda não viu ao filme]

O filme desanda quando o roteiro tenta surpreender o espectador, mudando totalmente o rumo da trama. O impacto da mudança é nítido, mas as amarras do enredo não sustentam tal virada. Explique-me como é possível existir o furgão do assassino, se Marie e Alexia(Maïwenn Le Besco) chegaram juntas de carro? Como é possível o frentista olhar para Marie, a sua frente, e ser esfaqueado pelo assassino por trás ao mesmo tempo? A virada do roteiro simplesmente causa impacto, mas pouco tem a dizer, portanto, dispensável.



Alta tensão é graficamente expressivo e vai agradar aos amantes do gênero. A citação/homenagem a O Massacre da Serra Elétrica é bacana, mas soa meio gratuita e nada acrescenta. Fiquei imaginando, se a direção de Alexandre Aja não optasse pela patética reviravolta e seguisse a trilha de um simples filme de horror, um invasor que sem motivos mata a todos, o longa seria tremendamente assustador. Infelizmente, resta ao DVD o destino de ser mais um filme de terror na prateleira das locadoras.


Alta Tensão (Haute Tension - 2003)
Direção: Alexandre Aja
Elenco: Cécile De France, Maïwenn Le Besco, Philippe Nahon, Franck Khalfoun, Andrei Finti, Oana Pellea.

Gilvan Marçal - gilvan@gmail.com

2 comentários:

  1. Não concordo. Com a reviravolta, o filme saiu da mesmice.
    Há falhas no roteiro se acharmos que tudo aquilo realmente aconteceu. Mas não. Pode ser somente a visão de Marie para os acontecimentos. É pra ficar subjetivo, em aberto mesmo.
    Obra prima do horror neste século.

    ResponderExcluir
  2. Eu não sei André. Com a carência de bons filmes de horror, todo dia elegem obras primas do terror. Há quem diga que Jogos Mortais é obra prima. Alta Tensão teve uma boa visibilidade, mas está longe de ser obra-prima.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.